Espaço destinado a divulgar a música instrumental em seus vários segmentos harmoniosos. Entende-se que a música instrumental passa pelo clássico, pela orquestra, pelo piano, pelo violão, pela gaita, pelo pandeiro e por várias outras manifestações musicais que o artista assim o conceber. O que dizer de Hermeto Pascoal e Siivuca com seus sons estranhos e maravilhosos....Assim é a música instrumental....Rica, perfeita, e grandiosa....
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Dia Nacional do Samba
No programa da Rede Record, Chico Buarque, Donga e Pixinguinha cantam: Pelo Telefone
Clique aqui para ver o video desta foto
Segundo pesquisadores, o primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano, com letra de Mauro de Almeida e Donga . Dentre os principais sambistas desde época, de todas as épocas e os mais novos, podemos citar: Sinhô, Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Lamartine Babo, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.
O samba é um ritmo de origem africana que foi levado para a Bahia pelos escravos que trabalhavam nas plantações de açucar.
Em épocas do carnaval do Rio de Janeiro, os baianos das plantações de açucar viajavam das aldeias para o Rio para prestigiar e dançar na grande festa anual.
O dia 02 de dezembro passou a ser O Dia Nacional do Samba quando um vereador baiano, chamado Luis Monteiro da Costa, fez uma homenagem a Ary Barroso no dia que o compositou visitou a Bahia pela primeira vez, mesmo depois de ter composto o samba "Na Baixa do Sapateiro", sem conhecer a Bahia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado Francisco,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
E obrigada pela citação carinhosa ao meu trabalho. Hoje em dia, infelizmente, este tipo de referência respeitosa está fora de moda no Brasil. Por isso, o fato me deixou duplamente lisonjeada.
Afetuoso abraço,
Ithamara Koorax
www.ithamarakoorax.blogspot.com
Prezada Ithamara,
ResponderExcluirLisonjeados ficamos eu e família com sua atenção e carinho.Muito grato.
Tenho lido vários comentários elogiando seu trabalho e suas apresentações, pena que não chegam aqui no nordeste do Brasil (Fortaleza-Ceará), nem os cds, nem os shows, pois se limitam ao eixo Rio-São Paulo. De sua obra, só
tive acesso a sete discos. Todos os que tenho são de excelente qualidade; Ithamara Ao Vivo,Participações, Rio Vermelho, Serenade In Blue, Sings The Luiz Bonfá, Brazilian Butterfly, e Love Dance. Hoje publiquei o cd Participações, disco de um instrumental maravilhoso sobretudo nas faixas arrastão e iluminada.
Abraço respeitoso,
Com estima
Francisco Guedes